Processador
Fonte
Engana-se quem pensa que a fonte não é uma peça importante. É preciso investir em um produto robusto, com alta eficiência energética e que tenha a potência necessária para suprir toda a demanda do sistema.
Placa de vídeo
Estrela do PC Gamer, a placa de vídeo é responsável por gerar a imagem e ajudar no processamento de jogos e alguns aplicativos mais pesados. Atualmente, AMD e NVIDIA são as empresas que produzem esses produtos. Vale lembrar que quanto maior a resolução gráfica que você quiser nos jogos, mais terá que desembolsar.
Atualmente, é recomendado investir nas placas de vídeo que tenham suporte para a tecnologia Ray Tracing, um recurso que permite maior fidelidade nos reflexos e na iluminação dos jogos. Há também o DLSS, ou Deep Learning Super Sampling, um recurso que utiliza inteligência artificial para renderizar em resoluções menores e garantir a mesma qualidade gráfica de resoluções maiores.
Armazenamento
Os HDs e SSDs são os responsáveis por armazenar todos os arquivos de um computador. Atualmente, há diversos padrões no mercado, principalmente quando falamos de SSDs, que são mais rápidos e geralmente mais caros, mas indispensáveis num PC Gamer. É importante ficar atento ao formato de cada SSD: por exemplo, nem todas as placas são compatíveis com o formato NVMe M.2, que é semelhante a um pente de Memória RAM.
Memória RAM
Um pequeno módulo que se encaixa na placa-mãe e tem a função de fornecer agilidade para o sistema durante seu funcionamento, atuando de forma conjunta com o processador na transmissão de dados e informações sobre as tarefas que estão sendo executadas.
Vale lembrar que, diferente dos outros tipos de armazenamento, a Memória RAM não salva arquivos permanentemente: sempre que um PC é desligado ou reiniciado, as informações dentro dela são excluídas.
Placa-mãe
Peça que reúne todos os outros componentes do PC e permite que elas funcionem de maneira conjunta. Na hora de comprar uma, é importante ficar atento para o fato de que elas possuem soquetes específicos para o processador e para as memórias e aceitam ou não alguns tipos de SSD, como os NVMe M.2.
Uma boa placa-mãe é sinônimo de estabilidade no sistema. Portanto, escolher marcas confiáveis como ASUS, Gigabyte e MSI, por exemplo, faz toda a diferença.